“A moda é uma preferência iniciada por uma minoria, e em seguida, arbitráriamente adotada en masse. Estilo, por outro lado, é a incoporação seletiva de traços sartoriais que complementam características únicas de uma pessoa. ”

Friday 11 May 2012

Como Escolher Um Terno

O corte de um terno determina a sua silhueta geral, que geralmente cai em uma de quatro categorias:

- Americano clássico: pouca forma, 3 botões, ombros sem estrutura, peito e cintura indefinidos, calças sem prega ou barra. Em menos palavras: yuck.

- Inglês clássico: silhueta mais alongada e justa. Ombros moderadamente estruturados, peito largo e cintura definida.

- Italiano clássico: silhueta simplificada porém certa no corpo. Dois botões, ombros altos e quadrados, cavas elevadas, mais curto e justo no peito e quadril. Calças de cintura mais baixa e mais retas.

- Americano novo: a silhueta Americana clássica e confortável com a inspiração Inglesa de alfaiataria. Peito mais estreito, cavas altas e mais acinturado que o Americano clássico.

Os nomes das categorias são um tanto irrelevantes, pois os designers tendem a direcionar suas criações à silhueta que acham mais atraente. O importante é saber que essas diferente silhuetas existem, para melhor adequá-las ao seu corpinho. Um homem de tamanho médio tem sorte porque pode escolher a que ele acha mais bonita; porém você gordinho, você baixinho, deve escolher um corte que favoreça o seu fisique, pois  os modelos mais certinhos e acinturados tendem a enfatizar a cintura e a estatura - ou a falta dela.

Corte Americano novo

Modelos clássicos vêm com um, dois ou três botões.
O de um botão é bastante limitado a smokings, o que torna esta a escolha mais formal e atemporal para black-tie.
Dois e três botões são a norma para ternos. O de três botões é geralmente mal-aconselhado, pois seu corte parece quadradão, mesmo quando o botão de cima fica aberto. Isso faz com que os homens pesados ​​e baixos parecam mais amplos e, paradoxalmente, homens altos a parecerem mais altos.

Paletós não são feitos para serem fechados até botão inferior. Isto não é tanto uma questão de tradição - aparentemente Edward VII começou o costume porque sua barriga se expandiu mais rapidamente do que o seu closet -, mas de praticidade: os de melhor alfaiataria são cortados de modo que as frentes suavemente se curvem para trás logo quando encontram o último botão.

Modelos double-breasted são também uma escolha imprudente para um smoking, porque são menos formais e tendem a fazer o corpo parecer mais largo e mais curto. Porém este modelo é excelente como um secundário, desde que você tenha o corpo certo - ou o alfaiate certo... Se você é mais pesadinho, evite também: cores claras, padrões grandes, e usar o paletó e calça separados, com outras cores, já que visualmente isso separa o corpo em duas metades, ao invés de enfatizar a verticalidade, como faz um terno.
Já que o modelo clássico de quatro botões está praticamente extinto a não ser os comissionados, o mais fácil de encontrar são os "6 em 2"ou "6 em 1". Como a abotoadura do "6 em 1" é bem baixa, cria uma lapela mais longa, que enfatiza a altura do homem, mas pode fazer com que a cintura fique estranha. Assim como no modelo clássico, o "6 em 2" fica com o botão inferior desabotoado.

Vejam como o modelo 3-botões à direita parece uma coluna de tecido perto do modelo 2-botões à esquerda, que mostra mais camisa e mais gravata
"6 em 2" à esquerda e "6 em 1" à direita: vejam como o primeiro é mais acinturado e o segundo tem a lapela mais longa


A largura dos ombros do paletó varia de acordo com as tendências da moda, mas o ideal é que eles se estendam até o fim da linha do ombro natural - ou apenas um pouco além dela, se necessário (alô magrinho!) - de modo que eles fiquem em equilíbrio com a largura dos quadris. Ombros que são muito largos vão fazer a cabeça parecer menor, enquanto ombros estreitos farão com que a cabeça pareça maior. A menos que você tenha um tamanho desproporcional de cabeça, é sempre melhor ter a quantidade mínima de enchimento no ombro e no peito para manter a forma do casaco.
Geralmente, a lapela deveria estender a metade do ombro. Lapelas estreitas entram e saem de moda, mas elas quebram o equilíbrio visual criado por uma largura adequada. Se você insistir em largura variável de tempos em tempos, pelo menos, certifique-se que a silhueta do terno e a largura da gravata são proporcionais. Por exemplo, lapelas estreitas são horríveis com um terno folgado e uma gravata larga. Nem me toque!

Esse fofo escolheu as proporções certas


A cintura do paletó, ou ponto mais estreito, afeta o comprimento visual do torso e das pernas.  Portanto, a cintura do paletó deve estar cerca de um centímetro abaixo da cintura natural. Há quem prefira colocá-la ligeiramente mais para cima, para alongar e "emagrecer"...
O botão superior em ternos paletós de 2, e o do meio em paletós de 3 botões, deve ser posicionado em alinhamento com a linha da cintura, para manter o equilíbrio.
Ternos sem aberturas são mais formais e "emagrecem", porém as com aberturas laterais/central são mais práticas e confortáveis.
Calças adequadamente construídas seguirão a linha natural do corpo: encaixando perfeitamente na cintura, expandindo-se confortavelmente sobre os quadris e coxas, em seguida, diminuindo gradualmente até o tornozelo. Hoje em dia ninguém gosta de usar as calças na cintura, o que alonga a silhueta....

Calça na cintura à esquerda e nos quadris à direita
Pregas também emagrecem e deixam a silhueta mais bonita, além de serem mais elegantes.
A largura da parte de baixo da calça varia com a moda, mas o mais harmônico visualmente é que ela seja 2/3 o tamanho do sapato, cobrindo a maior parte dos cadarços.

Se você quiser usar um colete, ele deve aparecer pouquinho em baixo da lapela do paletó fechado e cobrir toda a cintura. As costas devem ser de seda ou do mesmo tecido do forro do paletó, e ter um ajuste para deixa-lo justinho.


Agora vamos ao caimento, que também tem tudo a ver com a qualidade do tecido e a alfaiataria:
- A costura do ombro (a partir da gola até o topo da manga) deve ser uma linha lisa, não cheia de enrrugados
- Se os seus ombros naturalmente arqueiam para frente ou para trás (postura!), é necessário levar isso em conta para não parecer que você está usando uma camisa de força
- Deve haver tecido suficiente sobre as omoplatas para uma dobra estender-se até abaixo das cavas, o que dá liberdade de movimento para os braços
- As lapelas devem deitar no peito e não ficar em pé e abertas!
- O paletó deve estar em conformidade com o perfil das suas costas: devem curvar-se ligeiramente para dentro na lombar
- Se houver rugas horizontais puxando nas costas, o paletó está muito apertado - isso pode ser corrigido ajustando-o às suas medidas. Ou emagrecendo, o que eu sempre prefiro nos meus homens....
- Vincos diagonais que se estendem para fora a partir do botão da cintura com o paletó fechado são um outro sinal de que ele está muito apertado, assim como um botão inferior totalmente exposto (que deve estar coberto). Mesma coisa vale para as aberturas laterais/central. Isto também pode ser corrigido com alterações, dietas e/ou exercícios.
- Inversamente, vincos verticais no meio das costas ou por baixo dos braços indica que o paletó é muito largo. Isso quer dizer que você emagreceu, bem! Mande o alfaiate apertar e pode comer (uma colher de) gnocchi!

Devolve o cupcake!

- O colarinho deve ficar plano contra a gola da camisa (que por sua vez tem que ficar plana contra a parte de trás do pescoço). Se fica afastado ou se houver rugas horizontais logo abaixo, então o colarinho é muito alto. Chame o alfaiate. A gola do paletó deve mostrar 1cm e pouco de colarinho da camisa.

Colarinho alto e enrugado
Colarinho muito baixo, tem que aparecer menos camisa!
- Muita gente diz que o comprimento deve ir até abaixo do dedão, mas essa regra é absurda porque homens têm diferentes configurações e proporções. Geralmente se o comprimento total do termo for maior que a metade do comprimento base do colarinho-chão, ele está muito longo....
- As mangas devem ficar retas e sem vincos. Se isso acontecer, elas devem ser retiradas e giradas para alinharem-se ao seu corpinho.
- O comprimento da manga começa com o comprimento da camisa. Ai santo Deus, ok: o punho da camisa deve acabar no pulso (base da palma da mão) (veja como escolher uma camisa aqui). A manga do paletó deve ficar 1 cm e pouco mais curta, para mostrar um pouquinho da camisa, dependendo da sau altura. As camisas mais formais geralmente mostram mais punho sob o paletó.
- A calça deve cair na cintura ou logo abaixo do umbigo. Se você avistar vincos horizontais em volta do zíper ou o bolso saltar para fora, emagreça logo de uma vez.
- A calça deve cobrir a meia enquanto você anda e a barra feita mais longa atrás (calcanhar) do que na frente. Quando você fica em pé, deve ter o mínimo de sobra de tecido. Muita sobra diminui a estatura, e parece que você pegou o terno emprestado de um gigante.

Calças com um mínimo de sobra na frente
imagens reprodução