“A moda é uma preferência iniciada por uma minoria, e em seguida, arbitráriamente adotada en masse. Estilo, por outro lado, é a incoporação seletiva de traços sartoriais que complementam características únicas de uma pessoa. ”

Monday 14 May 2012

Fotos da exposição Schiaparelli and Prada: Impossible Conversation

Abriu dia 10 de Maio e vai até dia 19 de Agosto, a exposição Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations. A partir de entrevistas da revista Vanity Fair dos anos 30, os curadores do Costume Institute Harold Koda e Andrew Bolton, junto com o cineasta Baz Luhman e a atriz Judy Davis, criaram o que seria uma conversa entre Elsa Schiaparelli (1890-1973) e Miuccia Prada (nascida em 1949). Veja os vídeos aqui, são IM-PER-DÍ-VEIS!

Judy Davis interpretando Schiaparelli, à esquerda, e Miuccia Prada à direita
As duas falam sobre vários tópicos, e as salas da exposição são dividas de acordo. Em Waist Up Waist Down elas discutem os méritos de decidir entre colocar ênfase da cintura para cima (Schiaparelli, por ter vivido na época do Café Society, aonde as mocinhas ficavam sentadas em cafés) ou da cintura para baixo (Prada, por acreditar nas possibilidades de uma saia em articular e acentuar a vitalidade e espontaneidade natural do corpo).

Waist Up / Waist Down
Neck Up / Neck Down

Em Hard Chic, as duas conversam sobre referências masculinas, como jaquetas militares, materiais industriais e aviamentos usados com o propósito de dar sobriedade e severidade `a roupa.
Exotic Bodies descreve as inspirações que vêm de fora do mundo Ocidental, mas precisamente da Ásia.

Exotic Bodies
Naïf Chic
The Classical Body, é sobre ideais panteístas e os opostos, Dionísio (visceral, ornamentado, selvagem) e Apollo (cerebral, contido, classicista).
Ugly Chic incide sobre materiais com cores e padrões em combinações discordantes que são exploradas por seus sensibilidades inestéticas e trangressas.
The Surreal Body está numa sala que engana por ser cheia de espelhos. A conversa contorna os significados convencionais veiculados pelo vestido e afirma um componente sexual e psicológico através da trompe l'oeil (ilusões e justaposições) inesperada de materiais e imagens.

The Surreal Body
imagens reprodução