“A moda é uma preferência iniciada por uma minoria, e em seguida, arbitráriamente adotada en masse. Estilo, por outro lado, é a incoporação seletiva de traços sartoriais que complementam características únicas de uma pessoa. ”

Wednesday, 2 May 2012

Kenneth Jay Lane

1930 - ???
A-mo! Trabalhou na Delmain, Christian Dior Roger Vivier (desenhando sapatos) e Vogue; e foi quem "decidiu" que costume jewelry é cool. Nas horas vagas fazia bijoux e lançou sua própria marca em 1963, que eram tão incríveis que a Saks vendeu seu primeiro estoque em um dia! Ele era tão cool, mas tão cool, que foi um dos convidados de Truman Capote pro seu Black and White Ball em 1966. 
Suas clientes ilustres incluem Greta Garbo, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Jackie Kennedy (provavelmente sua criação mais famosa é um colar de 3 voltas de pérolas faux que ela usou di-re-to durante a presidência do maridón (naquela época, Kokichi Mikimoto ainda não havia aperfeiçoado a sua técnica de cultura de pérolas, então era dificílimo encontrar várias iguais para fazer um colar. O jeito era usar as de vidro pintado, feitas na Czechoslovakia). Anos depois Barbara Bush usou uma versão desse no baile de inauguração da presidência do seu maridón, George Bush, copy cat! Boatos dizem que a Duquesa de Windsor (Wallis Simpson) (leiam o livro sobre a vida dela, se chama That Woman, por Anne Sebba e acabou de sair, estou no comecinho!) está enterrada usando um cinto que KJL fez pra ela. 
Em 2009 criou uma coleção com suas famosas zircônias cúbicas (compre aqui), que chamou de CZ's by Kenneth Jay Lane. Suas peças são vendidas até em museus, como The Smithsonian, The Museum of Natural History, e até no Bush Presidential Library; e na sua lojinha no Plaza Hotel em Nova York. As vintages, são vendidas na Sotheby's e Christie's! Hoje em dia ele está super velhinho (e fuma!), então a hora de investir em suas peças é JÁ!
Ele mora em NY, na Park Avenue, em uma das últimas mansões da rua: a Stanford White, construida em 1892. Na sua sala de estar, várias peças originais do Robert Denning, o decorador fundador da famosa Denning & Fourcade. KJL está no Hall of Fame e na Vanity Fair's Best Dressed List. 
Ou seja: gente, o cara é chic! Comprem logo suas bijoux, antes que todas elas parem num catálogo de leilão! O supracitado colarzinho de pérolas faux que John John queria comer foi vendido pela Sotheby's pela bagatela de US$ 211,500.00! 

Shop Kenneth Jay Lane


Nhum!
Eu também não tiro meu KJL, Jackie!
KJL em sua casinha!
imagens reprodução

No comments:

Post a Comment